NOVOS EXAMES NO LABORATÓRIO DIRCEU DALPINO

O Laboratório Dirceu Dalpino divulga novos exames realizados em parceria com o Diagnósticos do Brasil. São análises de Farmacogenética que estudam como as diferenças genéticas entre os indivíduos podem influenciar na eficácia dos medicamentos, tendo como objetivo personalizar o tratamento de acordo com as características genéticas individuais.

Os fármacos passam por cinco etapas desde sua ingestão até eliminação, sendo estas etapas a absorção, distribuição, interação com os alvos, metabolismo e excreção.

Há dois grupos de genes que atuam na resposta aos medicamentos. O primeiro grupo codifica enzimas que influenciam na farmacocinética dos remédios, agindo na sua metabolização e eliminação pelo organismo, determinando os efeitos nocivos e indesejáveis (toxicidade) que o medicamento pode causar no paciente. O segundo grupo consiste nos genes que influenciam na farmacodinâmica, que é a forma que medicamento modifica nosso organismo, determinando os efeitos benéficos (eficácia) do medicamento.

Porém, muitos dos genes que codificam estas enzimas apresentam variações genéticas que podem causar mudanças na expressão e atividade dessas enzimas, causando os diferentes níveis de resposta que um mesmo medicamento pode ter em diferentes pessoas.

Portanto o teste Farmacogenético é fundamental para um tratamento personalizado, permitindo a escolha do medicamento mais eficaz com menor toxicidade respeitando a individualidade de cada pessoa.

Para maiores informações consulte nossas atendentes e o link abaixo:

http://www.diagnosticosdobrasil.com.br/wp-content/uploads/2018/07/Farmacogenetica_lamina.pdf

Dentre os exames oferecidos pelo Laboratório Dirceu Dalpino temos:

Perfil genético FG – Basic

O perfil FG – Basic (FG-CYP) proporciona um laudo detalhado que inclui: a velocidade de metabolização, a possibilidade de o fármaco gerar efeitos colaterais e a recomendação de posologia.

Com estas informações o médico consegue prescrever o medicamento na sua dose ideal, resultando em um tratamento com maior eficácia e uma redução significativa das reações adversas.

 

Perfil genético FG- CARDIO

As doenças cardiovasculares possuem causas multifatoriais, dependendo tanto da genética do indivíduo como do seu estilo de vida (fatores ambientais). Apesar dos avanços no tratamento farmacológico, aproximadamente 40 – 60% dos pacientes em tratamento falham em alcançar o efeito esperado da medicação.

O teste FG-CARDIO é indicado para pacientes com doenças cardiovasculares que desejem personalizar o seu tratamento baseado-se no seu perfil genético, ou então indivíduos cujo tratamento farmacológico não apresente os resultados esperados.

 Perfil genético FG- NEURO

 Dentro os transtornos psiquiátricos a ansiedade e depressão destacam-se por possuírem elevada incidência na população, além de causarem grande impacto na qualidade de vida dos indivíduos afetados por estes problemas. Apesar da variedade de terapias farmacológicas disponíveis, muitos pacientes apresentam falta de efetividade da medicação ou efeitos adversos graves.

Os Painéis Farmacogenéticos Neuro representam um avanço importante no tratamento personalizado dos transtornos psiquiátricos, proporcionando informações importantes sobre a metabolização dos medicamentos utilizados ou que possam ser prescritos no futuro.

Perfil genético FG – ONCO

Os avanços na caracterização molecular dos tumores e do conhecimento das distintas respostas aos fármacos antitumorais, representam uma mudança no conceito do tratamento contra o câncer. Porém, apesar dos avanços no tratamento oncológico, nem todos os pacientes respondem adequadamente a medicação (ausência de efeito ou presença de reações adversas graves).

Dentro deste contexto, nosso laboratório oferece perfis genéticos independentes direcionados para avaliação Farmacogenética dos medicamentos mais utilizados no tratamento oncológico. Assim, o médico poderá prescrever o fármaco mais apropriado para cada paciente, permitindo um tratamento individualizado e personalizado do câncer, desde o início da terapia.