Dúvidas Frequentes

Tire suas principais dúvidas sobre como realizar exames, suas alterações e preparações.

Não consigo visualizar os Resultados dos meus Exames

Para aumentar a segurança dos resultados pela internet modificamos o sistema de visualização dos nossos laudos, por isso agora é necessário ter instalado em seu computador o Adobe Acrobat Reader 8.0 ou posterior.

Se você já possui este programa verifique se o mesmo está atualizado para esta versão (8.0 ou posterior). Se estiver clique aqui para acessar o seu exame.

Caso ainda não possua o programa ou o mesmo está desatualizado é necessário saber qual o sistema operacional do seu computador. Para isso basta clicar em:  Iniciar > Configurações > Painel de controle > Sistema > Geral.

Em seguida, por favor, faça o download do Adobe Acrobat Reader e a sua instalação clicando aqui.

Se, mesmo após ter feito as recomendações acima, você não conseguir visualizar os seus exames, favor entrar em contato que tentaremos solucionar o seu problema o mais breve possível. Telefone: (14) 3879-1753 ou contato@dirceudalpino.com.br

Agradecemos a compreensão e gostaríamos de lembrar que estas alterações são para aumentar a segurança dos nossos clientes.

A Alimentação também interfere nos Resultados de Exames?

Sim, principalmente no exame de triglicérides.

Uma pessoa que tenha triglicérides elevados e faz uma dieta rigorosa às vésperas do exame, poderá ter um resultado falsamente baixo. Já o oposto, ou seja, alguém que tenha triglicérides normais e come feijoada, churrasco gordo e dietas gordurosas em geral, no dia anterior ao exame, poderá ter um resultado alto.

Por isso é recomendável o cuidado com a alimentação antes de se fazer exames.

Água quebra jejum?

Não. Todavia excesso de líquido pode interferir nos exames de urina em razão de grandes volumes.

Como deve ser a alimentação para os resultados dos exames serem confiáveis?

Deve-se manter a dieta habitual nos 5 dias que antecedem a coleta e recomendamos jejum de 12 a 14 horas para os casos em que haja dosagem de colesterol fracionado e triglicérides.

Para outros exames, aconselhamos o jejum de 8 a 10 horas.

Exame de urina tem que ser com a primeira urina da manhã?

Obrigatoriamente, não. Somente se seu médico solicitar dessa maneira é que tal conduta deve ser tomada. Caso contrário, a urina pode ser colhida em qualquer período do dia, desde que se permaneça de 3 a 4 horas sem urinar.

O ideal é coletar em frasco apropriado, fornecido pelo laboratório, seguindo as instruções de coleta.

Exames em jejum só podem ser feitos pela manhã?

Não obrigatoriamente. Alguns exames dessa natureza também podem ser colhidos à tarde, desde que se obedeça o tempo estabelecido para o jejum.

Existe atendimento preferencial para crianças, adultos e gestantes?

Para adultos da terceira idade, deficientes, mães com crianças de colo e gestantes o atendimento é prioritário e preferencial.

Para atender especialmente as crianças, o laboratório tem um setor especial de pediatria com atendentes e colhedores especializados, bem como espaço infantil apropriado.

Menstruação, cremes e óvulos vaginais interferem no exame de urina?

A menstruação interfere. Por isso, o ideal é fazer o exame de urina fora do período menstrual. Nos casos de urgência, a urina pode ser colhida tomando-se o cuidado com a assepsia e o uso do tampão vaginal para o sangue menstrual não se misturar a urina. O mesmo é válido para cremes e óvulos.

Mulher menstruada pode fazer exame de sangue?

Sim, porém é importante que o seu médico saiba em que período do ciclo seu exame foi realizado, especialmente para o caso de dosagens de hormônios.

O que é dieta habitual?

É aquela que você costuma comer no dia a dia, sem nenhuma alteração.

Outra pessoa poderá retirar meus resultados de exame sem comprovante?

Não, apenas alguém postando o protocolo de retirada (comprovante) pode retirar os resultados.

Eventualmente, com a sua autorização, os resultados poderão ser enviados por e-mail, correio, motoboy, etc.

Para alguns exames meu médico diz que não precisa jejum e pelas instruções do laboratório, o jejum é necessário. O que fazer? Qual orientação devo seguir?

Os exames laboratoriais refletem em seus resultados o estado fisiológico do indivíduo no momento da coleta da amostra.
Para que o resultado possa auxiliar o clínico em alguma decisão ele deve ser comparado a um valor ou a um intervalo de referência. Quando o resultado obtido estiver dentro deste intervalo de referência, entende-se como “normal” e quando estiver fora desse padrão, sugere alguma “anormalidade”. Estes “intervalos de referência” são estabelecidos sempre em condições ideais.

Mas não são apenas doenças que causam estes desvios. Algumas variáveis consideradas fisiológicas podem resultar em valores aparentemente patológicos. Dentre elas, podemos citar o fato do indivíduo não ter resguardado o tempo ideal de jejum, as variações na dieta, a fase do ciclo menstrual, a prática de atividade física, o stress emocional, o uso de medicamentos, etc. A quebra do jejum, por exemplo, provoca alterações importantes, tais como o aumento dos níveis da glicose e triglicérides, enquanto outras substâncias que são utilizadas no processo metabólico de absorção e digestão, como o fósforo inorgânico, terão suas concentrações diminuídas.

Por outro lado, um tempo de jejum muito prolongado também pode causar variações, como por exemplo, na bilirrubina que pode estar acima dos valores normais em indivíduos que ficam 24 horas sem se alimentar.

A boa prática laboratorial recomenda que, para a maioria dos exames de sangue, a coleta seja realizada após um período mínimo de 4 horas de jejum para o indivíduo adulto. Crianças e recém nascidos podem ter estes períodos diminuídos ou abolidos, sendo o mesmo procedimento estendido para as situações de emergência.

Para colher fezes para exame, a pessoa precisa estar em jejum?

Não. Recomenda-se a coleta das fezes em casa, utilizando-se de frasco apropriado para tal, cuidando-se para evitar a contaminação com urina.

Para pesquisa de Sangue oculto posso ingerir bebidas alcoólicas?

O álcool é um irritante gástrico e sua ingestão em grande quantidade pode provocar sangramento no estômago. Assim, seu uso é desaconselhável para a pesquisa do sangue oculto nas fezes.

Por que quando se tira sangue, às vezes o local fica roxo?

Às vezes, após a punção pode haver um extravasamento do sangue para os tecidos. É o chamado hematoma que pode ocorrer em algumas situações, tais como: veias finas, delicadas, falta de boa compressão após a coleta no local da punção, uso de medicamentos que atuem na coagulação sanguínea, como por exemplo, a aspirina.

Porque devemos desprezar o primeiro jato de urina quando vamos fazer urina rotina?

O primeiro jato de urina traz células e secreção que podem estar presentes na uretra. Quando se está preocupado com uma possível infecção urinária é importante que o material não esteja contaminado com o que estiver na uretra, daí a necessidade de se desprezar o primeiro jato, coletando-se na sequência o jato médico.

Posso fazer exames após ter realizado exercícios físicos?

A prática de exercício físico pode interferir em alguns exames, como por exemplo, a glicemia, a prolactina, etc.

Assim, salvo indicação do médico, deve-se evitar exercícios antes da colheita de sangue.

Qualquer exame pode ser feito a tarde?

Não. Alguns exames como os de cortisol, ferro e ACTH devem prioritariamente ser colhidos no período da manhã, pois é nesta parte do dia que tais substâncias têm um pico no organismo.

Só posso fazer exames de sangue em jejum?

Nem sempre. Para alguns exames, o jejum não é necessariamente obrigatório. Também nos casos de urgência, o jejum pode ser abolido, por recomendação do médico solicitante do exame.

Urina só pode ser colhida no laboratório?

Não. A urina pode ser colhida em casa desde que seguidas as orientações do laboratório quanto aos cuidados de assepsia, coleta, transporte, armazenamento e prazos de validade. Preferencialmente, as Uroculturas devem ser colhidas nas instalações do laboratório.

Uso de bebida alcoólica pode alterar resultados de exames?

Sim, principalmente no exame de triglicérides. O uso de bebidas alcoólicas pode aumentar consideravelmente o nível dos triglicérides. Portanto, o ideal é, antes do exame, permanecer 3 dias, no mínimo, sem ingerir bebidas alcoólicas.

Chicletes ou balas sem açucar (dietéticas) cortam o jejum?

Sim, pois outras substâncias encontradas em chicletes ou balas podem falsear o resultados de seus exames.