A COVID-19 é uma doença causada por um coronavírus conhecido como SARS-Cov-2, que possui várias proteínas estruturais, incluindo spike (S), envelope (E), membrana (M) e nucleocapsídeo (N).

A proteína spike (S) contém um domínio responsável pelo reconhecimento do receptor da superfície celular, e verificou-se que o RBD da proteína S de SARS-CoV-2 interage com o receptor ACE2 humano, levando à introdução do vírus nas células hospedeiras com posterior replicação viral.

A produção de anticorpos neutralizantes contra o RBD é induzida pela resposta imunológica do indivíduo no decorrer da infecção pelo SARS-Cov-2, ou através da vacinação, sendo um biomarcador importante para uma possível imunidade.

O exame de Anticorpos Neutralizantes Anti-Covid auxilia na identificação de indivíduos com resposta imune adaptativa à SARS-CoV-2, diferenciando indivíduos com e sem anticorpos neutralizantes, pela metodologia de enzimaimunoensaio por competição. O Laboratório Dirceu Dalpino realiza este exame e recomenda a coleta após 15 dias do início dos sintomas ou da confirmação da infecção, ou 21 dias após a vacinação.